Foram necessárias seis participações em Copas do Brasil para o Sousa sentir o gostinho de passar de fase. Mas foi em grande estilo, eliminando nada menos que o Cruzeiro, maior campeão da competição. A vitória de 2 a 0 na noite chuvosa desta quarta-feira, no sertão paraibano, também serviu para manter uma invencibilidade de mais de um ano do Dinossauro jogando no Marizão.
A classificação veio com dois gols de Danillo Bala, que saiu do banco de reservas para fazer história com a camisa alviverde. Com isso, o Sousa também garante uma cota de R$ 945 mil referente à cota na segunda fase – quando enfrentará o vencedor de Petrolina e Cascavel, que jogam na próxima semana.
– Eu estou muito feliz, emocionado mesmo. Não é fácil. Campo muito encharcado, mas tivemos raça e muita vontade. Nossa equipe é muito qualificada, fomos bem no primeiro tempo, tivemos chance de marcar gols. Graças a Deus, fui feliz em marcar os gols e ajudar nessa classificação – disse o camisa 17 de Sousa.
Nas participações anteriores, o Sousa não havia passado de fase. Foi eliminado por Flamengo (1995), Vitória (2008), Vasco (2010), Coritiba (2013) e Goiás (2022). A primeira vez contra o Cruzeiro, debaixo de um temporal, emocionou os torcedores que compareceram ao Marizão. Para os jogadores, mérito também do técnico Paulo Schardong, que estreou na vitória de sábado passado contra o Campinense por 3 a 0 e agora chega ao segundo triunfo seguido.
– Foi uma estratégia do Paulo. Um campo difícil, mas conseguimos fazer história ao eliminar o maior campeão da Copa do Brasil – resumiu o goleiro Bruno Fuso.
Zebra histórica
Merecimento à parte, a vitória do Sousa sobre o Cruzeiro já se candidata para ser a maior zebra desta edição da Copa do Brasil e uma das maiores da história da competição. Afinal, foi contra o maior campeão.
O vice-campeão paraibano agora dá uma pausa na festa e vira a chave para o Campeonato Paraibano. No domingo, tem jogo decisivo contra o Treze na tentativa de chegar ao G-4 – o Galo também entrou em campo nesta quarta-feira pela Copa do Brasil e acabou eliminado ao empatar em 1 a 1 com o ABC, em Campina Grande.
Reproduzido do ge.globo.com