As professoras e os professores da UFCG iniciaram nesta segunda-feira (10) uma greve por tempo indeterminado, conforme decisão que foi deliberada no último dia 6, através de uma assembleia geral da ADUFCG. A decisão ocorre em adesão à greve nacional da educação federal, que já atinge 63 universidades.
Os campus de Patos e Cajazeiras possuem seções sindicais próprias do sindicato nacional dos professores e já estão paralisados.
A decisão sobre a deflagração da greve aconteceu após a diretoria da ADUFCG apresentar informes da greve nacional da educação, das tentativas de negociação da contraproposta dos docentes com o Governo Federal e das próximas atividades do Comando Nacional de Greve-CNG.
A avaliação da paralisação nacional ocorreu no ponto de pauta sobre a conjuntura e incluiu a participação de muitos favoráveis e contrários à deflagração da greve, durante mais de uma hora de debates.
Na assembleia passada, no dia 23/05, a categoria aprovou um indicativo de greve, que ganhou apoio entres as/os docentes depois que o governo federal, no dia 27/05, se recusou a continuar conversando com os comandos de greve dos sindicatos dos professoras/es e técnicas/os das universidades, IFs e Cefets.
Adufcg