O Tribunal Regional do Trabalho (TRT 13ª Região) decidiu, nesta quinta-feira (29), pelo afastamento de Buega Gadelha do cargo de presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). De acordo com a decisão, o vice-presidente da associação deverá ser empossado em até 5 dias.
A decisão restabelece uma sentença de outubro de 2023, assinada pela juíza Karolyne Cabral Maroja Limeira, da 2ª Vara do Trabalho em Campina Grande, que já determinava o afastamento do presidente. Na época, a defesa de Buega conseguiu uma liminar para mantê-lo no cargo.
A Federação possui 5 dias para mudar o comando da instituição. Na decisão, a magistrada determinou a posse do cargo do vice-presidente mais antigo. A medida atende a um pedido feito por sindicatos que compõem a entidade.
É a terceira decisão da justiça que determina o afastamento de Buega do cargo. No início de maio de 2023, após a formalização das denúncias no âmbito da Operação Cifrão, uma liminar já havia sido concedida. Porém, a liminar foi derrubada após decisão de um desembargador do TRT e referendada pelo tribunal posteriormente.
Reproduzido do g1.globo.com/pb/paraiba