O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), anunciou no final da manhã desta quinta-feira, dia 25, no Programa Arapuan Verdade Patos, na Arapuan FM, apresentado pelo jornalista Izaias Nóbrega, o reajuste salarial do servidor público municipal.
Começando pelos professores da rede municipal, enquanto o governo federal anunciou um reajuste de 3,62% no piso nacional, o chefe do executivo municipal informou que o professor patoense terá um reajuste maior: será aplicado um índice de 5% sobre os salários já neste mês.
A atualização do salário mínimo nacional, que passou para 1.412 reais, em vigência desde o dia 1º deste ano, também será efetivada para os servidores que tem como base o Salário Mínimo Nacional e será pago antes do final do mês.
TERÇO DE FÉRIAS – “O terço de férias dos trabalhadores da Secretaria de Educação, referente a 2023, também será pago neste mês, injetando R$ 1,3 milhões na economia local”, garantiu Nabor. O prefeito também garantiu um cronograma de pagamentos de terços de férias (2022 e 2023) das demais categorias até o mês de junho deste ano.
Um ponto interessante, na informação repassada pelo prefeito de Patos nesta manhã, é que os conselheiros tutelares receberão a partir de fevereiro um salário e meio nas suas contas como vencimentos. Nabor falou em cumprimento de promessa à categoria. Para que isso se confirme, ele disse que já providenciou o envio de um projeto ao Legislativo, na volta das atividades parlamentares, incluindo esse ponto, bem como um reajuste salarial de 7% para outras funções como guardas municipais, agentes de trânsito e todas as categorias de nível superior, com exceção dos que, com lei específica, têm salários referenciados em Piso Nacional.
Dentistas e trabalhadores de saúde bucal serão contemplados com reajuste de 15%. Outras categorias como agentes comunitários de saúde e de endemias irão ter recomposição salarial e reajuste de gratificações.