O Hospital Regional de Patos integrou neste final de semana mais uma etapa do programa Opera Paraíba, que realizou cirurgias eletivas em dez cidades de todas as regiões do estado.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, conforme boletim informado nesta segunda-feira (22), foram 773 procedimentos: 72 na especialidade de cirurgia geral; 39 ginecológicas; 12 ortopédicas; 5 de cabeça e pescoço; 500 oftalmológicas; 86 de otorrino; nove urológicas; 15 pediátricas e 35 vascular.
Além de Patos, hospitais da rede estadual de saúde nas cidades de João Pessoa, Guarabira, Solânea, Campina Grande, Taperoá, Monteiro, Santa Luzia, Catolé do Rocha e Pombal participaram desse programa.
Conforme informações, o objetivo é atender a demanda através da interiorização dos serviços de saúde. Outros procedimentos de alta complexidade fazem parte do programa, como as cirurgias ortopédicas, urológicas e bariátricas, além da implantação de cirurgias oncológicas, neurológicas, e cardíacas.
Para participar do programa é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à secretaria de Saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br.
Redação com informações da SECOM/PB.