Na Arapuan
Bia Kicis repudia agressividade, mas considera polarização benéfica
Fenômeno é marcado pela ausência de consenso e pela intensificação de conflitos ideológicos.

A Deputa Federal. Bia Kicis  (PL-DF),  considerou a polarização na política  benéfica para o Brasil, mas repudiou  a agressividade.  “Considero a polarização na política brasileira como normal”  disse a parlamentar durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação, desta quarta-feira, (2).

Ainda durante a entrevista a parlamentar disse que essa polarização está sendo possível graças ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro e ao professor Olavo de Carvalho.

Sobre o tema: A polarização política e de ideias refere-se ao processo de divisão de uma sociedade em grupos com visões de mundo e ideologias cada vez mais divergentes. Este fenômeno é marcado pela ausência de consenso e pela intensificação de conflitos ideológicos.

A polarização de ideias e a polarização política são fenômenos que têm ganhado força no Brasil, especialmente após as manifestações de 2013. Conhecidas como o movimento O Gigante Acordou, essas manifestações marcaram o início de uma era de crescente politização e conflitos ideológicos no país.

O movimento, inicialmente motivado por demandas sociais e econômicas, acabou gerando uma mobilização política que expôs divisões na sociedade brasileira, especialmente durante o impeachment de Dilma Rousseff.

Em 2018, a porcentagem de brasileiros que se considerava “totalmente de direita” era de 9%, segundo o IDDC. No mesmo ano, apenas 6% da população se considerava de esquerda.

Segundo pesquisa do IPEC (antigo IBOPE) realizada em março de 2024, 24% dos brasileiros se consideram “totalmente de direita”, enquanto 18% se identifica como “totalmente de esquerda”, mostrando o crescimento da polarização de ideias no Brasil.

 

Reproduzido do paraiba.com.br

Compartilhe esse conteúdo